Tipos de dress code: evite roupas inadequadas no trabalho

O ambiente de trabalho precisa seguir determinados tipos de dress code, que é um conjunto de regras de vestimenta para que haja boa convivência e imagem dentro e fora das empresas. 

Por isso, a forma com que os funcionários se vestem é uma questão que merece atenção. 

Ter um colaborador que usa roupas no trabalho como bermudas, roupas muito curtas ou decotadas, ou calças muito rasgadas pode ser prejudicial para a imagem do seu negócio e também para o conforto dos funcionários.

Entretanto, o ambiente de trabalho hoje passou por algumas mudanças, que flexibilizaram algumas regras do dress code em certos dias, como é o caso do casual day ou casual friday

Afinal, uma empresa pode ter seus dias menos sérios, mas ainda mantendo sua seriedade de marca.

E você, quer saber como evitar o uso de roupas inadequadas no trabalho? 

Pensando nisso, nós da Serfer separamos alguns tipos de dress code e dicas para manter a adequação de vestimentas no trabalho.

Boa leitura!

O que é dress code?

Antes de saber os tipos de dress para trabalho, vamos relembrar o que significa esse conceito.

Traduzido para o português como “código de vestimenta”, o dress code tem como objetivo padronizar o visual para diferentes ocasiões, profissionais ou sociais.

No geral, esse código é bastante utilizado no ambiente de trabalho, tanto para uma estratégia de marketing e imagem corporativa, quanto para a saúde e a segurança dos colaboradores.

O dress code é, geralmente, criado pelo setor do RH da empresa alinhado com o gestor e varia de acordo com a cultura do negócio e ramo de atuação de cada funcionário.

A ideia é também uma forma de impedir o excesso de informalidade ou uso de peças inadequadas, como roupas muito curtas, camisas de time ou calças muito rasgadas.

Veja um exemplo: no ramo hospitalar, o jaleco branco é específico para a área técnica, como médicos e enfermeiros. 

Já a equipe administrativa e de atendimento ao cliente, segue outro dress code para utilizar uniformes de outras cores, porque essa identificação vai ser a responsável para os clientes saberem quem buscar na empresa. 

Dessa forma, ao implementar o dress code na empresa, é preciso que o profissional responsável considere algumas questões, como:

  • Qual é a primeira impressão que deseja passar para o cliente?
  • A vestimenta se adequa socialmente com o esperado para aquele tipo de situação e ambiente?
  • O dress code impõe algum tipo de discriminação aos colaboradores?

Portanto, o dress code se torna um item obrigatório e indispensável para o dia a dia da empresa, e em dias como o casual day é necessário consultar as flexibilizações para o evento. 

Tipos de dress code: como evitar usar roupas inadequadas no trabalho?

Sabemos que a roupa usada para ir à academia ou sair com amigos é diferente daquela escolhida para uma reunião com a equipe da empresa. 

Mas para muitas pessoas essa diferenciação das vestimentas de lazer e dos uniformes de trabalho pode não ser tão clara assim, principalmente quando chega o casual day.

Dessa forma, para evitar situações desconfortáveis com roupas inadequadas no trabalho, as empresas devem adotar algumas orientações e definir os tipos de dress code corretamente para seus funcionários.

Confira abaixo algumas dicas para evitar roupas inadequadas na empresa:

1- Implemente por escrito um dress code

Como comentado acima, é importante definir, de preferência junto ao setor de Recursos Humanos, qual deve ser o tipo de dress code dentro da empresa e as flexibilizações das regras no casual day.

Já imaginou o seu colaborador chegar em uma reunião com clientes vestindo um short de corrida ou um vestido muito curto? 

Definitivamente não passa a imagem da sua empresa e, consequentemente, não cabe no ambiente corporativo.

Por isso, determinar um tipo de vestuário a ser seguido é importante para estabelecer regras e criar diretrizes para os funcionários.

Uma boa orientação para evitar esses problemas é oferecer um pequeno manual, junto ao RH, com a política da empresa em relação ao dress code. 

Esse manual pode ser entregue no momento da admissão do funcionário ou em reuniões de equipe quando for necessário.

De forma geral, homens podem utilizar calças compridas, jeans ou de brim, e camisas sociais.

Mas depende da empresa, já que uma agência de publicidade, por exemplo, pode permitir o uso de camisetas de banda ou time, enquanto uma mais formal não.

Já para as mulheres, o usual são saias e vestidos na altura do joelho, uso de calças jeans ou de brim, e camisas sociais sem muitos decotes.

Os tipos de dress code variam conforme o ramo de atuação da empresa, podendo ser mais ou menos formais e criativos. 

2- Determine a obrigatoriedade do uso de uniforme

O uso obrigatório do uniforme é uma ótima solução para acabar com as roupas inadequadas no trabalho, principalmente se o dress code não funcionar.

O uso de uniformes profissionais garante a padronização dos setores e reflete uma imagem profissional perante ao seus clientes, além de evitar um “festival” de cores e tecidos entre os funcionários da sua empresa.

Além disso, é também vantajoso para os colaboradores, que tendo um uniforme de qualidade não precisará gastar tanto com roupas e ainda terão, igualmente, maior segurança e conforto no trabalho. 

3- Comunique o colaborador sobre a roupa inadequada

Caso o funcionário continue se vestindo de forma inadequada, mesmo com dress code e com a obrigatoriedade do uso de uniformes, é hora de chamá-lo para um diálogo. 

Procure um local reservado e não o repreenda na frente dos colegas de equipe. 

Utilize de um diálogo saudável, de preferência com o RH da empresa, e explique sobre as normas e a importância da imagem que a instituição deseja transmitir.

Os colaboradores representam a sua empresa, e o uso inadequado de roupas no trabalho é prejudicial. 

Por isso, a apresentação dos colaboradores é muito importante e deve ser condizente com sua empresa, já que eles vão ser os primeiros a passar a impressão da instituição no mercado.  

4- Incentive a criatividade e promova o casual day

O uso de uniformes e os tipos de dress code não devem representar “sofrimento” para os seus colaboradores. 

A intenção é mostrar os benefícios de seguir as regras da empresa, como a economia que terão das próprias roupas e a otimização do tempo na hora de escolher as peças.

A sua empresa pode incentivar os funcionários a investir em acessórios que transmitem a personalidade de cada um, desde que não prejudique ou traga riscos à atividade exercida. 

Promova também o casual day, que os funcionários têm mais liberdade para ir com uma cor diferente de calça ou algum acessório.

Por exemplo, as mulheres podem investir em detalhes como brincos ou colares. 

Enquanto os homens podem se diferenciar no uso de sapatos ou relógios, por exemplo. 

Lembrando que essas flexibilizações devem estar de acordo com o dress code da organização, sem exageros.

Tipos de dress code por área de atuação

Depois de ver como evitar roupas inadequadas no trabalho, separamos alguns tipos de dress code por área de atuação nas empresas e alguns modelos da Serfer.

1- Uniforme social

O uniforme social, como falamos, é indicado para ambientes formais, onde há a necessidade de transmitir seriedade. 

Um bom exemplo disso são os profissionais que atuam como gerentes de vendas, consultores, recepcionistas ou qualquer outra atividade especializada em lidar diretamente com o público.

Dessa forma, o ideal é utilizar peças de microfibra ou tricoline, além de investir em cores neutras e discretas, contendo apenas o logotipo da empresa. 

2- Uniforme padrão

O uniforme do tipo padrão é indicado para profissionais que também prestam atendimento ao público

Mas, essa é uma opção para empresas que não têm um dress code tão formal e, em alguns momentos, até transmitem um espírito mais jovem e casual no trabalho.

Por isso, pode apostar em modelos de uniforme com mais detalhes e tonalidades diferentes, mas sem exageros. 

As peças em algodão ou jeans também são bem-vindas.

3- Aventais e jalecos

Os aventais e jalecos devem ser usados por profissionais que trabalham, diariamente, com materiais responsáveis por causar sujeiras ou manchas, ou nas áreas de saúde, que existem peças mais claras para transmitir higiene.

Por exemplo, chefs de cozinha, cabeleireiros, veterinários, ou pesquisadores de laboratório precisam de aventais de qualidade e que sejam resistentes, de fácil manutenção, longa durabilidade e baixo desbotamento.

Já os jalecos para áreas de saúde devem priorizar o branco e serem de materiais confortáveis e seguros. 

4- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Para finalizar, temos os chamados EPIs, que são considerados os uniformes que seguem critérios de segurança para os colaboradores. 

Essas peças são recomendadas para profissionais que realizam funções de alto risco e, portanto, precisam contar com uma vestimenta capaz de evitar o surgimento de doenças ou acidentes de trabalho.

Ideais para bombeiros, policiais, eletricistas de alta tensão, atuantes na construção civil, entre outros profissionais que estão constantemente expostos a riscos.

E a Serfer Indústria de Uniformes confecciona variados modelos de uniforme em 7 linhas diferentes de produção:

  • Linha corporativa;
  • Linha College;
  • Linha Fitness;
  • Linha Jackets;
  • Linha Operacional;
  • Linha Promocional; 
  • Linha Hospitalar; 

Confira no site clicando abaixo:

Tipos de dress code para entrevistas de emprego

Os tipos de dress code não são só para colaboradores das empresas, mas também para os candidatos na hora da entrevista de emprego.

Afinal, o jeito que você se veste na entrevista mostra se você tem certo conhecimento sobre a empresa e a imagem que esta quer passar no mercado.

Dentro de uma empresa podem existir diferentes estilos de vestimenta, dependendo do setor pretendido.

Por isso, separamos alguns tipos de dress code dentro de cada ambiente e algumas dicas para se vestir.

1- Dress code no ambiente formal

Se for o ambiente mais formal de uma empresa grande e/ou tradicional, o usual é ir para os homens, com terno e gravata  ou camisa social, e o terninho feminino, ou camisa social e calça jeans para as mulheres.

Bons exemplos dessa categoria são escritórios de Direito, Contabilidade e empresas multinacionais.

2- Dress code no ambiente informal

Agora, se for algo mais informal, ainda que com seriedade, como um escritório de Engenharia, Publicidade ou Arquitetura, os homens podem eliminar a gravata e as mulheres usar peças mais informais, que não sejam organizadas em conjuntinhos.

Tanto para o homem quanto para a mulher, o uso de paletós, por exemplo, pode ser substituído por uma jaqueta, cardigã ou um suéter.

Entretanto, deve-se sempre avaliar o nível hierárquico do cargo desejado, se exige mais formalidade ou não. 

Por isso, sempre pesquise sobre a empresa e sua cultura com antecedência antes da entrevista.

3- Escolha roupas confortáveis

Uma dica importante para seu dress code é optar sempre por roupas confortáveis.

Então, não use roupas muito apertadas, acessórios que possam te machucar.

A roupa também não deve afetar a sua respiração e nem a sua mobilidade. 

4- Cuide da sua vestimenta

A roupa que você vai usar em uma entrevista de emprego precisa estar bem cuidada

Dessa forma, é importante que a vestimenta seja nova, sem aspecto de “velha” ou “surrada”. 

Além disso, é importante cuidar das peças para que elas estejam cheirosas e bem passadas. 

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5- Escolha bem seus calçados e acessórios

Calçados e acessórios são fundamentais para compor os tipos de dress code perfeitos. 

Por exemplo, um tênis ou sapato deve ser definido de acordo com o estilo da vaga concorrida, precisam estar limpos e com aspecto de novo. 

Em relação aos acessórios, uma dica fundamental é não exagerar!

Você pode usar acessórios como relógio, colares e pulseiras que sejam de cores neutras, mais discretas e que combinem com a roupa. 

Peça seu uniforme na Serfer

Como falamos, o dress code não tem um padrão definido, ele é adaptável aos mais diversos segmentos, setores e hierarquias. 

Porém, é essencial saber que empresas mais tradicionais exigirão roupas mais formais, enquanto as mais modernas, como de comunicação, permitem, por exemplo, o uso de vestidos e bermudas no verão.

Lembrando que sua empresa, mesmo sendo formal, também deve estar preparada para oferecer opções de roupas de inverno e verão para o trabalho, ou deixar regras no dress code de acessórios e vestimentas que podem ser usadas nessas estações.

Dessa forma, para produzir esses uniformes você precisa contar com um fornecedor de confiança e qualidade na hora de fazer a encomenda.

E a Indústria Serfer trabalha com materiais de altíssima qualidade há 25 anos, contando com diversos uniformes, em diferentes modelos e cores.

Com uniformes seguros, elegantes e de qualidade proporcionamos um ambiente de trabalho melhor e mais moderno para seus colaboradores e seus clientes, além de ajudar a reforçar o tipo de dress code e uniformização da sua empresa. 

Não deixe também de conferir nossa linha completa de uniformes no site.

Entre em contato com um de nossos atendentes e faça um orçamento agora!   

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