Roupas para trabalhar 2023: tudo o que você precisa saber

No universo corporativo e profissional, a aparência conta muito. Nesse sentido, as roupas para trabalhar são um elemento chave para transmitir uma imagem adequada e alinhada às expectativas do ambiente de trabalho. 

E em 2023, as tendências, modelos e dicas de roupas para trabalhar estão mais dinâmicas e versáteis do que nunca, atendendo às necessidades de profissionais de diferentes setores. 

Pensando nisso, neste blog vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre roupas para trabalhar em 2023. 

Consequentemente, isso ajudará você a criar um guarda-roupa prático, estiloso e adaptado ao seu dia a dia profissional. Além disso, irá garantir uma boa imagem corporativa no mercado.

Boa leitura!

Roupas para trabalhar: como se vestir bem?

Em suma, escolher as roupas para trabalhar pode ser um desafio, especialmente quando se deseja conciliar conforto, estilo e adequação ao ambiente profissional

Pensando nisso, para facilitar essa tarefa, reunimos algumas dicas essenciais que te ajudarão a compor looks impecáveis e adequados para o trabalho. Confira! 

1. Conheça o dress code da empresa

Antes de mais nada, é importante entender o dress code do local onde você trabalha. 

Por exemplo, algumas empresas são mais formais, exigindo trajes como ternos e tailleurs, enquanto outras adotam uma abordagem mais casual, permitindo jeans e camisetas.

Por isso, conhecer as regras do local é fundamental para escolher as roupas para trabalhar corretamente.

 2. Invista em peças-chave

Como podemos perceber, algumas peças são coringas e podem ser facilmente combinadas com outras para criar looks variados e estilosos. 

Dessa forma, aposte em camisas, blazers, calças de alfaiataria, saias lápis e vestidos com cortes retos e cores neutras para montar um guarda-roupa básico e versátil. 

3. Acessórios com moderação

Como já vimos em outros conteúdos, acessórios são uma ótima maneira de adicionar um toque de estilo e personalidade ao seu look. No entanto, é importante não exagerar. 

Dessa forma, opte por peças delicadas e discretas, como relógios, brincos pequenos, colares simples e pulseiras finas. 

4. Conforto é essencial

Passamos muitas horas no trabalho, então é importante se sentir confortável com as roupas que usamos. 

Por isso, escolha tecidos de qualidade, que permitam a transpiração e não apertem ou causem desconforto ao longo do dia. 

5. Cuide da manutenção das roupas

Como podemos perceber, roupas para trabalhar devem estar sempre bem cuidadas, com a lavagem e passadoria em dia. Isso porque peças amassadas ou com aspecto desgastado podem prejudicar sua imagem profissional. 

6. Atenção aos detalhes

Por fim, preste atenção aos detalhes, como a combinação de cores, estampas e texturas. 

Consequentemente, um visual harmonioso e bem coordenado passa uma imagem de profissionalismo e cuidado com a própria aparência.

Roupas inadequadas no ambiente de trabalho

Tão importante quanto saber o que vestir no ambiente profissional é conhecer as roupas que não são adequadas para o trabalho. Dessa forma, evitar essas peças é fundamental para manter uma imagem profissional e respeitar o ambiente corporativo

Pensando nisso, listamos abaixo algumas roupas que geralmente não são apropriadas para o trabalho e devem ser evitadas.

1. Roupas muito justas ou curtas

Para maior conforto, evite peças que marquem demais o corpo ou deixem muita pele à mostra, como saias e vestidos muito curtos, decotes profundos ou blusas e calças extremamente justas. 

2. Roupas transparentes  e esportivas

Tecidos muito finos ou transparentes podem revelar mais do que o desejado e passar uma imagem inadequada no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, prefira tecidos mais encorpados e opacos. 

Além disso, peças esportivas como leggings, tênis esportivos, camisetas de time ou moletons geralmente não são indicadas para o ambiente de trabalho. 

Salvo exceções em empresas com dress code extremamente casual ou em dias específicos, além de setores esportivos. 

3. Chinelos e sandálias informais

Calçados abertos, como chinelos e sandálias de dedo, não são apropriados para a maioria dos ambientes profissionais. 

Dessa forma, opte por sapatos fechados, como sapatilhas, mocassins, oxfords ou scarpins.

4. Estampas extravagantes

Em suma, estampas muito chamativas ou com temáticas inapropriadas podem distrair e transmitir uma imagem pouco profissional. 

Por isso, prefira estampas discretas e clássicas, como listras, poás e florais delicados.

5. Roupas desgastadas ou mal cuidadas

Por último, roupas com manchas, rasgos, desbotadas ou amassadas passam a impressão de desleixo e descuido com a aparência. 

Dessa forma, cuide da manutenção de suas roupas e substitua-as quando necessário. 

roupas para trabalhar

Roupas para trabalhar em escritório

O ambiente de escritório costuma ser mais formal e, por isso, requer atenção na escolha das roupas para trabalhar. 

Nesse contexto, nós da Serfer selecionamos algumas sugestões de peças e combinações ideais para quem trabalha em escritórios e deseja manter uma imagem profissional e elegante. Confira! 

1. Camisas e blusas

Camisas de botão, blusas de seda, malha ou tecidos similares são ótimas opções para o ambiente de escritório. 

Dessa forma, prefira cores neutras ou tons pastéis, que combinam facilmente com outras peças e conferem elegância ao look. 

2. Calças de alfaiataria e saias lápis

Calças de alfaiataria e saias lápis são clássicas e versáteis, perfeitas para o ambiente de escritório. 

Por isso, escolha modelos em cores sóbrias, como preto, marinho, cinza e bege, para facilitar a combinação com outras peças.

3. Blazers e casacos

Blazers e casacos são peças-chave para compor um look de escritório. Além de proporcionarem um ar sofisticado, ajudam a regular a temperatura em ambientes com ar-condicionado. 

4. Vestidos retos

Vestidos com corte reto, altura até o joelho e mangas curtas ou 3/4 são uma opção prática e elegante para o ambiente de escritório. Por isso, opte por cores neutras ou estampas discretas para garantir versatilidade. 

5. Sapatos fechados

Por último, sapatos fechados, como scarpins, sapatilhas, mocassins e oxfords, são ideais para o ambiente de escritório. 

Dessa forma, priorize modelos confortáveis e em cores que combinem com suas roupas. 

roupas para trabalhar

Roupas para trabalhar em bancos

Os bancos também são conhecidos por seu ambiente formal e conservador, e isso se reflete na escolha das roupas para trabalhar. 

Por isso, profissionais que atuam nesse setor devem priorizar trajes mais clássicos e sóbrios para transmitir uma imagem de seriedade e confiabilidade, como: 

1. Ternos e tailleurs

Para os homens, ternos bem cortados em cores neutras, como preto, marinho e cinza, são a opção ideal. 

Já para as mulheres, tailleurs com saias ou calças de alfaiataria são a escolha certa. Lembre-se de manter o comprimento das saias no joelho ou logo abaixo. 

2. Camisas e blusas de manga comprida

Opte por camisas de botão ou blusas de manga comprida em cores sóbrias e discretas, como branco, azul claro e tons pastéis. Além disso, evite estampas chamativas ou cores vibrantes. 

3. Gravatas e echarpes

De forma geral, homens devem utilizar gravatas em cores sóbrias e estampas discretas. Já as mulheres podem optar por echarpes ou lenços de seda para adicionar um toque de sofisticação ao look. 

4. Sapatos sociais

Para os homens, sapatos sociais de amarrar em cores escuras, como preto ou marrom, são a melhor opção. Já as mulheres, devem optar por scarpins ou sapatos fechados de salto médio, em cores neutras e que combinem com o restante do traje. 

5. Acessórios discretos

Por último, opte por acessórios discretos e elegantes, como relógios clássicos, abotoaduras, brincos pequenos e colares simples. 

Além disso, evite acessórios chamativos e extravagantes, que possam passar uma imagem inadequada no ambiente bancário. 

roupas para trabalhar

Tendências de moda para o ambiente de trabalho em 2023: quais são as cores, estilos e padrões que estão em alta?

Como vimos no blog, a moda está sempre evoluindo, e o ambiente de trabalho não fica de fora dessa dinâmica. 

E em 2023, diversas tendências se destacam, trazendo novidades em cores, estilos e padrões para as roupas para trabalhar. Abaixo, separamos as principais tendências: 

  • Cores suaves e terrosas: tons pastéis e terrosos transmitem tranquilidade e equilíbrio, além de serem fáceis de combinar com outras peças. Por isso, invista em camisas, blusas, calças e saias nessas tonalidades para um visual atualizado e harmonioso;
  • Peças com corte reto e minimalista: opção elegante e versátil para o ambiente de trabalho. Aposte em vestidos, blazers e calças com linhas limpas e sem detalhes excessivos;
  • Padrões geométricos e listras: pode incorporá-los em blusas, camisas, saias e até acessórios, como lenços e echarpes, para adicionar um toque de estilo aos seus looks profissionais;
  • Tecidos sustentáveis e ecológicos: a sustentabilidade é uma preocupação crescente na moda, e tecidos ecológicos, como linho e algodão orgânico, são cada vez mais valorizados;
  • Acessórios minimalistas e elegantes: opte por relógios clássicos, brincos pequenos, colares simples e pulseiras finas para complementar seus looks de trabalho sem exageros;
  • Blusas com golas diferenciadas: gola laço ou gola alta são uma tendência interessante para o ambiente de trabalho, já que possuem um toque de sofisticação aos looks e podem ser combinadas com saias ou calças de alfaiataria. 

Personalize seu uniforme com a Serfer!

Neste blog, você conferiu as maiores tendências e dicas de modelos de roupas para trabalhar em 2023. Independentemente do setor de serviço, vimos a importância do uso de uniformes em qualquer negócio e equipe. 

Além disso, ao aliar conforto às últimas tendências e inspirações, é possível criar uniformes que reflitam a identidade da empresa, sem comprometer a satisfação das profissionais que os vestem.

Por isso, é importante investir em uniformes com tecidos confortáveis, seguros e que representem a sua empresa.

E quando o assunto é personalização de uniformes, a Serfer é o fornecedor ideal para sua empresa! 

A Indústria Serfer trabalha com materiais de altíssima qualidade há 26 anos, contando com diversos uniformes, em diferentes modelos e cores, para todas as áreas, com opções de personalização para transmitir a “cara” da sua empresa.

Com uniformes seguros, elegantes e de qualidade, proporcionamos um ambiente de trabalho melhor e mais moderno para seus colaboradores e seus clientes, além de ajudar a reforçar a segurança e importância dos uniformes para sua empresa. 

Entre em contato com um de nossos atendentes e faça um orçamento agora!

SIGA A SERFER TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS

Siga-nos

Veja Também

Linha Fitness
Linha Operacional
Linha College
Linha Corporativa
Linha Promocional