Uniformes de aeromoça: guia completo

Se você já voou de avião, provavelmente notou os elegantes uniformes de aeromoça. 

Mas, esses uniformes não são apenas bonitos, como também são projetados para garantir a segurança e o conforto dos passageiros e colaboradores durante o voo. 

Até pouco tempo, a saia lápis, o terninho e o coque eram considerados verdadeiros símbolos da profissão. No entanto, as peças para trabalhar como aeromoça estão mudando e se flexibilizando.

E no conteúdo abaixo, nós da Serfer preparamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber dos uniformes de aeromoça, sua história, normas e alguns dos principais modelos. 

Boa leitura!

A história dos uniformes de aeromoça

Desde os primeiros dias da aviação comercial, os uniformes de aeromoça, também chamadas de comissárias de bordo, evoluíram significativamente. 

Por exemplo, no início dos anos 30, as aeromoças usavam uniformes que lembravam os de enfermeiras, com chapéus de estilo militar e blusas brancas. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, as aeromoças usavam uniformes de estilo militar para se adequar ao espírito de guerra da época. 

Nos anos 50 e 60, os uniformes de aeromoça se tornaram mais elegantes e estilosos, com vestidos e saias, além de chapéus com abas largas. 

Já nos anos 70, essas peças adotaram um estilo mais minimalista, com terninhos e blusas simples. 

Por fim, nos anos 80 e 90, os uniformes de aeromoça voltaram a ser mais elegantes, com cores vibrantes e tecidos mais confortáveis. 

Hoje, os uniformes de aeromoça são projetados para serem elegantes e práticos, com tecidos que são duráveis, resistentes às manchas e confortáveis para usar durante longos voos. 

uniformes de aeromoça

Quais as normas que os uniformes de aeromoça tem que seguir?

Em resumo, não existem regras gerais para uniformes de aeromoça. No entanto, o setor ainda é um dos mais tradicionais. 

Dessa forma, as normas de dress code dos uniformes seguem alguns padrões, que variam de acordo com a companhia aérea e o país.

Muitas empresas, inclusive, já permitem que as aeromoças usem sapatilhas em qualquer local, no aeroporto ou a bordo. 

No entanto, existem algumas diretrizes gerais que as empresas de aviação devem seguir ao criar uniformes para suas aeromoças, como:

  • Devem ser confortáveis para usar durante longos voos;
  • Não devem restringir o movimento;
  • Devem ser feitos de tecidos resistentes à manchas e duráveis. 

Além disso, os uniformes devem ser adequados para o clima e o ambiente de trabalho, sendo fáceis de limpar e manter. 

Ressarcimento para aeromoças

Algumas empresas de aviação exigem que as aeromoças usem maquiagem durante o trabalho, mas esses custos podem ser elevados. 

Por essa razão, muitas companhias aéreas oferecem um ressarcimento para suas comissárias, a fim de cobrir os gastos com maquiagem e outros acessórios necessários para o trabalho. 

Além disso, esses ressarcimentos podem variar de empresa para empresa, mas são uma forma de garantir que as aeromoças não sejam prejudicadas financeiramente pelo trabalho. 

Outra coisa: o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) está fiscalizando o uso dos uniformes das aeromoças, em que o uso de salto no avião pode complicar a ação em situações de emergência. 

Dessa forma, a bordo as empresas usam apenas calçados baixos. 

O que significam as faixas nos uniformes de pilotos e comissários de bordo?

Como podemos perceber, dentro de um aeroporto os pilotos e comissários de bordo podem ser facilmente identificados pelos uniformes que utilizam. 

Para isso, seus uniformes contam com algumas faixas bordadas (berimbelas) nas mangas do paletó e no ombro das camisas. E é exatamente a quantidade de faixas que identifica a função de cada um! 

Em resumo, a quantidade de faixas nos uniformes indica a hierarquia a bordo dos aviões: quanto mais faixas, maior a responsabilidade.

Com isso, na aviação, o primeiro nível é dos comissários de bordo, que utilizam o uniforme com apenas uma faixa. 

No entanto, nem todos usam o adereço. Normalmente, por conta do design dos uniformes das mulheres, as aeromoças não utilizam nenhuma faixa. 

uniformes de aeromoça

Referências de uniformes de aeromoça

Uma das exigências do trabalho das aeromoças é o uso do uniforme, o que pode deixar o visual sem grandes novidades, certo? Errado!

Isso porque essas peças vêm em uma variedade de estilos e designs, e muitas companhias aéreas atualizam regularmente seus uniformes para transmitirem modernidade. 

Por exemplo, algumas companhias têm uniformes icônicos e luxuosos que são imediatamente reconhecidos em todo o mundo, como é o caso da Emirates, enquanto outras preferem um estilo mais discreto, como a LATAM.

No caso da Emirates, a peça-chave é o famoso chapéu vermelho com um véu branco, refletindo o estilo e a cultura de Dubai, sede da companhia.

E para mostrar a diversidade de estilos, separamos mais algumas referências de uniformes de aeromoça em outras companhias. Confira!

1. Azul

Em 2018, quando a Azul completou dez anos de operação no Brasil, foi lançada uma nova coleção de uniformes para toda equipe, com o foco de reforçar a identidade da companhia. 

Além disso, o destaque foi para a aquarela presente principalmente nos lenços, em que o design faz alusão ao céu e à companhia. 

Por isso, além de usarem um vestido estampado azul e chapéu, são usados lenços diferentes para diferenciar a comissária chefe das demais.

uniformes de aeromoça

2. GOL

A Gol tem um dos cases mais interessantes de mudança de uniformes que conhecemos. 

Nesse sentido, o laranja ganhou protagonismo, em lenços, cintos, acessórios e peças inteiras. 

3. Avianca

O uniforme atual da Avianca foi projetado pelo estilista brasileiro Pedro Lourenço em 2016. 

Em suma, a peça apresenta um vestido vermelho com detalhes em preto e uma gola alta, acompanhado por uma jaqueta preta com botões dourados e uma echarpe vermelha. 

Mas, o uniforme não foi sempre assim. Em 2011, por exemplo, era um vestido vermelho com detalhes em azul, um blazer azul-marinho e uma echarpe vermelha. Já em 1955, era um vestido azul escuro com um cinto preto, um chapéu combinando e luvas brancas.

Independentemente da época, cada uniforme foi projetado para representar a marca e o estilo da companhia aérea em um determinado momento.

Personalize seu uniforme com a Serfer!

Neste blog, você viu um pouco da história, normas de dress code e alguns modelos de uniformes de aeromoça.

Como podemos perceber, para os uniformes das companhias aéreas atingirem destaque e modernidade, todas elas precisaram de personalização! 

E quando o assunto é personalização de uniformes, a Serfer é o fornecedor ideal para confeccionar a vestimenta de aeromoças e comissários da sua companhia.

A Indústria Serfer trabalha com materiais de altíssima qualidade, confortáveis e seguros há 26 anos, contando com diversos uniformes em diferentes modelos e cores, para todas as áreas, com opções de personalização para transmitir a “cara” da sua empresa.

Com uniformes seguros, elegantes e de qualidade, proporcionamos um ambiente de trabalho melhor e mais moderno para seus colaboradores e seus clientes, além de ajudar a reforçar a segurança e importância dos uniformes para sua empresa. 

Entre em contato com um de nossos atendentes e faça um orçamento agora!   

SIGA A SERFER TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS

Siga-nos

Veja Também

Linha Fitness
Linha Operacional
Linha College
Linha Corporativa
Linha Promocional