Tipos de tecidos para uniformes: os 5 mais usados e suas características

Na hora de desenvolver um uniforme profissional para a equipe é normal que o setor responsável passe muito tempo pensando no design, nas cores e nos modelos. Mas, outro detalhe que precisa de tanta atenção quanto tudo isso são os tecidos para uniformes. 

Isso porque faz toda a diferença usar materiais de qualidade e durabilidade. Além disso, é preciso ter atenção às características de cada pano para destiná-los ao uso correto. Dessa forma, os seus profissionais estarão alinhados e confortáveis durante todo o período do expediente. Leia mais e conheça as características dos cinco tipos de tecidos mais usados para as linhas profissionais. 

#1 Algodão 

O algodão é um tecido de fibra natural. Sua principal característica é proporcionar maciez e melhor sensação térmica. Os uniformes feitos com composição 100% algodão são leves, confortáveis, frescos e se adaptam a diferentes temperaturas. 

No entanto, dependendo da finalidade da peça, o tecido pode ser combinado com outros. Por exemplo, esta camisa social Serfer é feita em 60% algodão e 40% Poliéster. O mix dos tecidos tem o objetivo de proporcionar o conforto do algodão com a resistência e baixo índice de amarrotamento do poliéster. Essa combinação perfeita deixa os profissionais muito bem vestidos.

Tipos de tecidos para uniformes - Algodão

#2 Poliéster 

Já adiantamos algumas características do poliéster. Dos tecidos para uniformes, ele é amplamente utilizado com a finalidade de ter uma peça de rápida lavagem e secagem e que não amarrota. 

No entanto, vale destacar que o poliéster é feito de fibras de petróleo, por isso é inflamável. Logo, não é indicado para trabalhos relacionados a fogo. 

Tipos de tecidos para uniformes - Poliéster

Além de combinado com o algodão, o tecido pode ser usado puro, em peças mais finas como é o caso dos aventais Serfer. 

Banner para o material sobre Dicas de Lavagem de uniformes profissionais

#3 Brim 

Semelhante ao jeans, o brim é um dos tecidos para uniformes mais utilizados em linhas operacionais. Isso porque é resistente, durável e sofre menos desgaste em atividades abrasivas. Dessa forma, é ideal para confecção de macacões e jaquetas. Como este conjunto do catálogo Serfer, indicado para o uso em  mineradoras, construtoras, empreiteiras, setores de manutenção, etc.

Tipos de tecidos para uniformes - Brim

#4 Elastano

O elastano, como o nome indica, é marcado pela elasticidade. Além dessa característica, o tecido também proporciona uma maior durabilidade, tem uma adesão de cor mais fácil e também não desbota. 

Esse tecido pode ser combinado. Por exemplo, a camisa social Serfer tem a seguinte composição:  68 % algodão, 27% poliéster e 5% elastano. Assim, além do conforto do algodão e baixo índice de amarrotamento do poliéster, tem um excelente caimento por conta do elastano. 

Tipos de tecidos para uniformes - Elastano

#5 Poliamida

Por fim, a poliamida é uma fibra sintética que tem como principal característica a excelente absorção de suor e transporte dele para fora do corpo. Além disso, é leve, macia e possui ótima elasticidade. 

Dessa forma, é muito utilizada nos casacos Serfer, pois permite e proteção contra o frio e chuva, mas garantindo o conforto de deixar o corpo de quem o veste respirar. 

Tipos de tecidos para uniformes - Poliamida


Conte com a Serfer

Agora que você conheceu as características de cada um dos 5 tecidos para uniformes mais utilizados, que tal pedir as peças ideais para a sua equipe? Na Serfer, fábrica e loja de uniformes profissionais , você encontra durabilidade e qualidade com máxima personalização, conheça o nosso catálogo e faça o seu orçamento.