Uniforme profissional: veja como escolher o ideal para o seu negócio

O uniforme profissional é uma peça fundamental para deixar o ambiente da sua empresa alinhado com o que a sua marca propõe. Vale lembrar que cada setor exige um tipo de traje diferente e que tudo isso precisa ser pensado esteticamente.

Além disso, as peças precisam ser funcionais.  Leia mais e confira algumas dicas de como escolher um bom uniforme profissional para o segmento do seu negócio. 

Dicas para a escolha do uniforme profissional

Uniforme profissional de acordo com o segmento 

É importante pensar na rotina dos profissionais que vão vestir os uniformes diariamente. Os setores de comércio, indústria e serviços, são distintos. E, até mesmo dentro dos segmentos, as ramificações são variadas. Pense no uniforme que atenda as necessidades dos seus profissionais. 

No ambiente corporativo as roupas podem e devem ser sociais. Além disso, precisam ser feitas com materiais com um baixo índice de amarrotamento, para que fiquem apresentáveis durante toda a jornada de trabalho.

Por outro lado, trabalhadores de construção e transportadoras, por exemplo, precisam de trajes resistentes ao frio e à chuva. Para isso, precisam ser feitos com materiais duráveis, que não sejam inflamáveis e com fitas de sinalização para a fácil identificação em lugares com baixa luminosidade. 

Esses aspectos devem ser levados em consideração para proporcionar conforto a quem usa os uniformes profissionais durante todo o expediente de trabalho e também para que os modelos escolhidos estejam alinhados com a marca que representam. Uniformes bonitos são os que funcionam para os profissionais. 

Tecido para uniformes

Legislação

É importante pensar na rotina profissional também pelas questões legais. É necessário saber quais são as exigências, por lei, para a produção dos uniformes de cada ofício. Um profissional de segurança do trabalho pode auxiliar nesse momento. A indústria que produz as peças, por lidar com essa rotina, também pode contribuir para o entendimento dessas normas. 

Cargos na empresa

As roupas podem ainda ser utilizadas para distinguir segmentos e cargos dentro de uma mesma empresa. Isso pode ser feito variando as cores, modelos ou até mesmo os acessórios, como os lenços, gravatas, bonés etc. 

Especificações técnicas

Vale pensar também nos tecidos utilizados na produção dos uniformes profissionais. O algodão é um material proveniente de sementes de algumas plantas. O tecido feito a partir dele é delicado, permite a respiração da pele e é agradável ao toque. Já o poliéster é um material de alta durabilidade, que ajuda na retenção de cor, é ainda resistente à rugosidade. 

Dessa forma, os dois materiais combinados são ideais para a confecção de camisas sociais. Pois a vestimenta torna-se confortável e prática. No entanto, para a produção de casacos impermeáveis, o tecido 100% poliéster é o ideal. Enquanto para a produção de camisas polo o 100% algodão é o mais indicado.

Para uniformes profissionais de linha operacional, os materiais mais indicados são outros. Por exemplo, o brim é um tipo de material mais grosso e resistente. No entanto, ainda assim é um material confortável e de fácil lavagem. Essas são características fundamentais para os trabalhadores.

Responsabilidade socioambiental  

A confecção dos uniformes profissionais demanda tempo, dinheiro e recursos. Por isso, na hora de confeccioná-los, é preciso encontrar uma empresa de confiança e que esteja alinhada com os valores que norteiam as ações da sua empresa.

A responsabilidade socioambiental deve ser uma preocupação de toda a sociedade e, sobretudo do terceiro setor, já que é o que mais consome recursos naturais. Nesse sentido, pensar no meio ambiente e na garantia de desses recursos para as gerações futuras deve estar em mente também na hora de produzir seus uniformes profissionais.

Por isso, busque uma fornecedora que vá ao encontro desse objetivo. A Serfer, alinhada com a própria responsabilidade social da marca, utiliza materiais ecológicos em sua produção. 

Design e estilo do uniforme profissional

Depois das preocupações técnicas, vem a parte estética do processo. Pensar na personalização dos seus uniformes. A sua empresa precisa se destacar das demais em relação ao mercado, preço, qualidade e atendimento. E o uniforme é uma parcela desse todo. Ele ajuda a compor os profissionais na sua empresa para lidar com o seu público. É ótimo causar uma boa impressão com uniformes estilosos, de qualidade e com bons acabamentos. Nessa hora vale tudo, pensar nas cores, texturas, botões, bordados entre tantas outras coisas.  

A Serfer vai te ajudar 

A Serfer, indústria de uniformes profissionais, tem 23 anos de experiência para te ajudar na parte técnica da escolha dos seus uniformes. E ainda conta com a possibilidade de máxima personalização de cada detalhe das vestimentas.

Os uniformes profissionais são feitos por maquinário da mais alta tecnologia, o que possibilita a precisão de formatos e cores nos acabamentos. Além disso, garante a qualidade dos materiais que utiliza, que além de duráveis, são também ecológicos.  Nós podemos de ajudar a deixar seus uniformes com a cara da sua marca!