5 dicas para manter uma equipe de trabalho unida

Equipe de trabalho unida

O maior desafio que garante o êxito de negócios de qualquer segmento é manter a equipe de trabalho unida e motivada. Para isso muitos fatores colaboram, como uma figura de liderança que inspire confiança, um ambiente de trabalho harmônico e saudável e incentivo, por parte da organização, para ninguém se sentir desmotivado. 

Em momentos de exceção como o que o mundo vive hoje, mais do que nunca, é preciso um trabalho de gestores para que suas equipes permaneçam unidas e produtivas em prol dos objetivos da empresa. Por isso, seja com o trabalho remoto para os segmentos que têm essa possibilidade, ou para os que ainda precisam se dedicar presencialmente, com algumas dicas é possível manter a equipe de trabalho unida. Confira. 

#1 Um bom exemplo 

O papel do líder, em qualquer momento, é de inspirar, e ser o exemplo daquilo que ele precisa da postura dos profissionais da empresa. Nesse momento de crise mundial causada pela pandemia, importante o líder demonstrar motivação e ser uma referência para seus colaboradores. 

Leve orientações aos seus profissionais de como trabalhar em casa, dicas para manter a produtividade e a motivação. Mas, o mais importante, demonstre preocupação com a saúde e o bem-estar do seu time, crie canais de comunicação e estratégias para as pessoas poderem se expressar e também se sentir seguras em relação ao trabalho, mas também no aspecto pessoal. 

Assim, seus colaboradores podem trocar informações, inseguranças e palavras de conforto, mantendo-se unidos no nível pessoal. Já no profissional, seja esse elo. Mantenha a energia e o astral altos e tente motivar o time para continuar conquistando os objetivos da empresa. 

#2 Reuniões e alinhamentos 

Tenha em mente que o momento de reunir é produtivo para alinhar a equipe, colocar todos na mesma página, motivar a equipe e passar informações importantes. Todos esses aspectos aproximam os profissionais e promovem um importante momento de interação e união do time. 

Vale destacar que, as reuniões precisam ter uma rotina e um motivo para serem feitas. Aproveite também esse momento para dar a oportunidade para seus profissionais compartilharem ideias. Além disso, leve informações importantes para a pauta que demonstrem a transparência de sua gestão. 

Quem está trabalhando remotamente pode optar por plataformas online para fazer as reuniões, como a Meet e Hangouts do Google. 

#3 Dê feedbacks

Profissionais seguros de suas competências e habilidades integram times com união e geração de resultados. Por isso, dê feedbacks construtivos aos seus colaboradores para que eles construam uma carreira sólida na sua empresa, alinhado o que for necessário. Assim, com feedbacks necessários e justos se sentirão valorizados e como parte integrante da sua empresa. Na hora de colocar a mão na massa no trabalho em equipe esse será um grande diferencial. 

#4 Invista em conhecimento 

Além disso, invista na capacitação e aprimoramento das suas equipes. A valorização da individualidade de cada um é o primeiro passo para ter profissionais engajados e integrados em prol dos resultados globais da empresa.  

#5 Descontração 

Por fim, talvez essa seja a principal dica e a que você não esperava. Mas, a descontração importa! Sua empresa é feita de pessoas e para pessoas. Uma equipe unida é aquela que interage e se conhece. 

Assim, momentos de reunir e jogar conversa fora, como um lanche ou almoço coletivo podem e devem ser promovidos para incentivar o relacionamento interpessoal e demonstrar a atenção dos gestores e líderes aos profissionais, enquanto pessoas, e suas necessidades, desejos e aspirações.

Banner no artigo