Motivação no trabalho: 5 dicas para manter uma equipe sempre motivada

A motivação no trabalho está atrelada à produtividade da empresa. Isso porque funcionários satisfeitos, motivados e integrados à equipe cumprem os objetivos com agilidade e eficiência. Então, veja agora 5 dicas para manter a equipe motivada. 

Dicas para manter a motivação no trabalho

1- Metas e métricas 

Ter objetivos ousados, mas realistas, e formas de medir o progresso da equipe é um meio animador de lidar com o trabalho. Ao propor desafios e deixar os profissionais alinhados com a necessidade e os benefícios desses objetivos, toda a equipe trabalha em um esforço conjunto para bater as metas. Mas, para isso é importante ter forma de quantificar os esforços e progressos feitos. Nesse sentido por meio de métricas bem definidas. Quanto maior o progresso, maior a animação da equipe. 

2- Comemore os sucessos 

Quando os objetivos são cumpridos é preciso comemorar os sucessos. Essa é uma forma de valorização de esforços e potencialidades da equipe. Uma festinha depois do expediente e bonificações são maneiras de comemorar. Além disso, ajudam a promover um ambiente de trabalho acolhedor. E ainda estimulam o contato e trabalho em equipe.

3- Reconheça os esforços e um bom trabalho 

Demonstrar que cada membro da equipe é importante e único e reconhecer os esforços e potencialidades de cada um é uma maneira de motivar e valorizar seus profissionais. 

Nesse sentido, é importante propor atividades e até mesmo bonificações de acordo com o perfil de cada profissional. Assim, é possível potencializar o que cada um tem de melhor. Dessa forma, evita-se frustrações e se tem o maior ganho possível para a empresa como um todo

4- Tenha uma comunicação transparente

Fazer parte de algo e ter a sensação de pertencimento acontece por meio do entendimento dos valores e ações do grupo ao qual a pessoa está inserida. Em uma organização não é diferente. Para fazer parte da equipe o colaborador precisa sentir que faz parte do time. Além disso, precisa entender os passos que vêm sendo construídos pela organização. Dessa forma, ter uma comunicação transparente impacta também na produtividade e na clareza das opções que cada colaborador tem para explorar dentro de seu setor. 

5- Seja uma liderança presente

Ter um gestor que trabalha lado a lado, propondo soluções e contribuindo com o trabalho em equipe, faz toda a diferença na relação do colaborador com a empresa. Um líder presente e acessível ouve as pessoas e é capaz de identificar pequenas insatisfações e buscar soluções para tornar o ambiente agradável para a rotina de sua equipe. Além disso, o grupo se sente mais confiante para sinalizar quando algo não vai bem no dia-a-dia da empresa

Formas de avaliar a motivação no trabalho

Para saber como anda a motivação de seus profissionais no ambiente de trabalho podem ser aplicadas algumas pesquisas, como:

Índice de produtividade

Funcionários desmotivados tem uma produtividade menor. Por isso, investigar como anda o trabalho é um indicativo de que é preciso melhorar o ambiente de trabalho para fazer o profissional se sentir valorizado e motivado. 

Net Promoter Score

Com a pesquisa direta e simples de NPS é possível medir o grau de lealdade e motivação de seus funcionários. Mas atenção, para que seja efetiva é preciso manter a as respostas da  pesquisa em anonimato para que todos sintam-se à vontade para respondê-la com sinceridade. 

Pesquisa de clima organizacional e satisfação dos funcionários

Ao menos uma vez por ano é preciso checar como anda o clima da empresa. Aqui no blog nós já falamos sobre a importância da pesquisa de satisfação de funcionários. Saiba mais lendo nosso artigo.

Faça seu orçamento