A importância da pesquisa de satisfação de funcionários

Quando pensamos na nossa empresa é normal que os clientes sejam sempre o público a ser atingido com campanhas e pesquisas. A satisfação deles é priorizada. Mas, você também deve prestar muita atenção e se dedicar também ao público interno. Seus colaboradores são as pessoas que diariamente contribuem para que os processos da empresa sejam executados. Também são responsáveis por garantir o sucesso da sua marca. Veja agora como fazer a pesquisa de satisfação de funcionários e saiba a importância desse tipo de termômetro. 

O que faz o clima da empresa

Além de um salário justo e os direitos básicos garantidos, outros pontos são essenciais para garantir a satisfação com o clima organizacional. Alguns deles são:

Feedbacks

Esse retorno sobre o que o colaborador tem feito deve ser dado por um superior que tenha uma comunicação assertiva e o faça de forma construtiva. Para que, dessa forma, o funcionário sinta-se impulsionado a melhorar e crescer dentro da companhia. Tudo isso depende do que se fala e de como se fala. Nesse aspecto é um diferencial ter uma equipe de rh na empresa que treine os superiores para fazer o feedback de forma correta.  

Infraestrutura 

Do apoio de pé ao maquinário, a infraestrutura deve estar adequada para receber os colaboradores. A energia do seu profissional não pode ser gasta tentando ligar uma máquina ou passando calor. Invista no conforto da sua equipe para garantir a satisfação e a produtividade dentro da organização. 

Ambiente 

A relação com os colegas e gestores também precisa fluir bem. Nesse sentido, as dinâmicas e momentos de descontração e confraternização contribuem para criar laços amistosos entre os profissionais. A convivência no trabalho com os momentos de crise e estresse não precisam e não devem ser a totalidade da relação no trabalho.  

Pesquisa de satisfação de funcionários

A pesquisa de satisfação de funcionários é o termômetro. Através dela é possível saber se todos esses aspectos estão em conformidade com a rotina produtiva e se os funcionários sentem-se satisfeitos e orgulhosos do local em que trabalham.

É essencial que ela seja o mais transparente possível, para isso a confidencialidade é importante. O colaborador não vai destacar os aspectos negativos que o incomodam se o seu superior for a pessoa que fizer a pergunta, por exemplo.  A Internet pode ser utilizada para a criação de um formulário online que preserve a identidade dos profissionais. 

Dessa forma, é possível realmente saber o que tem afetado a sua equipe. O mais importante é, não tenha medo das respostas e não se sinta ofendido. A pesquisa de satisfação de funcionários vai ser um diferencial para a melhora da sua empresa. 

E depois da pesquisa feita?

Assim que for concluída, divulgue os resultados da pesquisa para que os funcionários vejam que realmente foram ouvidos. E, obviamente, a partir dela comece a repensar processos e atitudes tomadas dentro da empresa para melhorar a rotina à realidade da equipe. Você vai ver que muitas sugestões e ideias dadas na pesquisa de satisfação de funcionários podem ser colocadas em prática sem muitos custos. Faça uma lista de prioridades a partir do que foi mencionado pelos colaboradores e: mão na massa!

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