Dicas de como melhorar a produtividade da sua empresa

Com a competitividade acirrada entre as empresas do mesmo setor e a possibilidade de compra globalizada, os consumidores estão cada vez mais exigentes com os produtos e serviços contratados. Para atender bem o seu público é preciso estar com a produtividade do seu negócio a todo vapor. Então, hoje trazemos algumas dicas para melhorar a produtividade do seu negócio. A partir delas verá como toda a sua equipe trabalhar melhor, ao invés de mais. 

Faça uma autoavaliação

O primeiro ponto para melhorar a produtividade do seu negócio é fazer a autorreflexão de como anda a produtividade atual. Para isso não fique apenas no campo das ideias, avalie criticamente os números da sua empresa. Quantas horas por dia seus funcionários estão em atividade? Quanto tempo cada tarefa leva para ser executada? Será que seus colaboradores perdem tempo com protocolos internos de pouca relevância? Enfim, estude todos esses dados. Mas, principalmente, procure o feedback dos seus profissionais, pergunte o que eles pensam a respeito. 

Motive e cative a sua equipe

O que realmente impacta na produtividade de qualquer negócio é a alma da organização, as pessoas que nela trabalham. Por isso, é fundamental que as lideranças sejam figuras de motivação do grupo. Mas, em termos práticos, como isso pode e deve ser feito? 

É importante frisar que motivar os profissionais não é fazer o papel de chefe maneiro e bonzinho. O líder deve saber fazer críticas construtivas de forma consistente e sempre respeitando as pessoas que trabalham em sua equipe. Ter uma equipe estratégica de RH pode contribuir com esses momentos necessários de feedback. Inclusive para treinar as chefias para solucionar os problemas de forma assertiva junto aos colaboradores. 

Cursos de reciclagem e capacitação são sempre bem-vindos nesse sentido. Que tal incentivar seus funcionários a estudar e aprender sempre mais sobre suas áreas de atuação e interesse? Dessa forma, o conhecimento é investido no local de trabalho e é uma forma de impulsionar as capacidades individuais dos profissionais. 

Além disso, programas de benefícios, planos de carreira e promoções são já conhecidas ferramentas para motivar a curto e longo prazo as equipes de qualquer segmento. 

Tenha clareza nas suas metas e objetivos

Para reformular certos processos dentro da organização e impactar positivamente a produtividade é fundamental estabelecer metas a curto e longo prazo para cada setor. Os prazos aqui são importantes para que haja motivação e empenho para alcançar os objetivos. Para acompanhar o progresso é necessário programar reuniões de alinhamento para saber se o havia sido planejado ainda é o objetivo da organização ou se os planos mudaram. Bem como pensar ou repensar estratégias para atingi-lo.  

Dica: 

Uma metodologia utilizada para quantificar e atingir as metas da empresa é a OKR (sigla se refere em inglês a objetivo-resultados-chave). É a metodologia utilizada pelo Google. 

Melhore sua comunicação interna

Outro fator de grande impacto na produtividade (ou não) das organizações é a comunicação entre os setores. Um líder que não comunica as mudanças, novidades, objetivos ou melhorias a serem empregados no negócio causa insatisfação nos profissionais de sua equipe. Afinal, dessa forma não tem motivo para se sentirem parte do grupo com uma comunicação tão falha, não é mesmo? 

Aqui voltamos para o segundo tópico que já foi tratado. Mas, para além disso, é importante que haja uma comunicação horizontal entre os funcionários. Dessa forma, podem conhecer as demais áreas da empresa, trocar ideias e informações e fortalecer os setores. Que, apesar de segmentados, sempre são complementares. 

Gostou das dicas preparadas pela Serfer para melhorar a produtividade do seu negócio? Se desejar também investir em  uniformes de qualidade e estilo para fortalecer a imagem da sua organização pode clicar no banner abaixo.

 

Faça seu orçamento

Faça seu orçamento